sábado, 10 de junho de 2017

Do que o círculo ouve

Rosa Oceânica - Arte By Tere Tavares

Do que o circulo ouve

Elbiah não deixa nunca de finalizar a frase antes que o sono chegue.  Na sincronia do mar, sua alma navega como uma canoa subtraída que, talvez, pouse numa praia inóspita e resgate uma aurora a descer com sonhos e impaciências no compasso em que dançam as ondas. Como se esperasse acostumada à ausência, Elbiah agarra-se no sargaço que escurece a orla, suporta maresias e ventos como um carinho gestado impregnando a pele das pedras. No engodo de suspender-se, deixa-se ficar com o fervor dos veleiros esquecidos, chamados uma mulher de sorte ou desejos ou cavalos de ébano: “não me furtei de ser-te o sonho infuso nem de sonhar-te. Chegarei a tempo de roçar as chuvas e aclarar-me nos teus gestos”.
(Originalmente publicado na revista "Escritoras Suicidas" de Outubro/2016
http://www.escritorassuicidas.com.br/edicao52_4.htm#teretavares52

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Universidade Estadual de Maringá - Tere Tavares - Centro de documentação de literatura de autoria feminina paranaense.

Universidade Estadual de Maringá - Centro de documentação de literatura de autoria feminina paranaense.
A UEM, desenvolve estudos e registros de obras de Escritoras Paranaenses, num projeto ousado e inovador. Parabenizo à Instituição, à coordenação e às diversas colaboradoras que, com esse magnífico trabalho dão visibilidade e valoração às diversas Autoras de livros do Paraná de todos os gêneros literários .
Congratulo-me com todos e agradeço a honra de estar incluída nesse projeto.
A quem se interessar sobre o assunto, acessem direto do portal da UEM os diversos links abaixo que trazem nome, obras, alguns textos das autoras, dentre outros detalhes importantes.

sábado, 27 de maio de 2017

Concorre ao Prêmio Oceanos: A licitude dos Olhos - de Tere Tavares - Editora Penalux - SP

Um dia bom com essa boa expectativa. "A licitude dos olhos" (contos Editora Penalux 2016) de minha autoria, está entre os concorrentes do OCEANOS - Prêmio de Literatura de Língua Portuguesa.


BOA NOTÍCIA. Saiu a lista dos inscritos para concorrer ao Prêmio Oceanos 2017. A Editora Penalux colocou mais de 80 títulos do seu catálogo no páreo. Estamos na torcida para que consigamos passar para a próxima fase, colocando, pelo menos, um dos nossos entre os 50 títulos semifinalistas.

Conto publicado na Antologia Logos Fenix de Maio 2017



COMO RENUNCIAR AO ESPETÁCULO
Por Tere Tavares



“Eu tenho uma surpresa para você. Não posso contar-te agora. Aguarde até amanhã”. Dizia-lhe o rio que sustentava uma pequena embarcação, de mastro curvo, exato para o tamanho daquela criatura oculta na vela, na formulação evasiva das águas.

Felícia viu-se rindo de quando não lhe foi possível aprofundar-se, de quando o exílio a visitou. Como não reparar num destino tão distinto? Ela correu para ganhar alguns minutos com os lírios, camélias e açucenas. As borboletas e as joaninhas. As salvínias nos canais. Os ninhos nas árvores frias, dormidas, sonhadas.

Embora as controvertidas investidas do “não faça isso” ou “faça aquilo” Felícia partiu. E da sua tempestiva decisão nasceu-lhe também a germinação inigualável. Sua mínima felicidade. Prosseguiu levando-se, por vezes, arrastando-se sobre o que a fazia viver, superando-se diante da contínua obrigação de eriçar plumas. Tinha para isso as ferramentas e os atalhos – crucialidades que lhe eram fornecidas sem nenhuma facilidade, como pausas a durar por séculos, embora se perfilassem como apoios para que Felícia pudesse, com a habilidade das águias, tornar mais leve o que lhe acontecia.
“O amanhã se faz hoje, então eu te revelo alguma coisa. Aprimorar o método Felícia. Polir o espírito. Enfrentar os erros, sucessivamente. Formar teu próprio rio menina. Refletir, Felícia. Descobrir. Descobrir”.

Tudo se passava entre o pensamento dela e a subversão pretérita. Inclinada sobre o fio da consciência, Felícia não atinava se o rosto que aflorava disforme, devido ao remoinhar das águas, era o que lhe cabia. Ela via o tempo – ele igualmente um rosto estranho e refluente – como uma invenção, uma rocha repleta de rachaduras e reentrâncias ignoradas, porém, tinha certeza de que o contava e o queria mais extenso, mesmo que para sofrer e enfrentar, outra vez, os enovelados rumos que se iam decepando à sua frente, em fixações amorfas, capturadas por uma visibilidade abstraída [e pela vigilância dessas visões algumas histórias compunham rostos e, posteriormente, máscaras, insignificâncias e rodeios] como se pudesse, com os próprios dentes, deter as interrupções, a singularidade.

Disse-lhe o rio numa segunda oportunidade: “Pois que torceste as chaves com distração quando deverias ter usado a prudência. Porque é preciso estar atento infinitamente Felícia, porque é preciso dar cores às cinzas – porque D-eus”.
Ela olha. O sorriso preso nos olhos. Não o permite a quem lhe estende a profundidade abissal. Sequer estende a mão aos que, de alguma forma, socorreu. Resta-lhe o ardil das lobas que, ilegítimas, retornam às tocas, vomitam a salvação aos seus sucessores, e, a seguir, ascendem, decepadas, numa ausência de coerência explicada somente pelos ossos à mostra, ao final de tudo.

Tere Tavares
Cascavel - Paraná - Brasil

Tere Tavares, escritora e artista plástica, radicada em Cascavel, PR, Brasil, autora de seis livros publicados "Flor Essência" (poesia 2004), "Meus Outros" (poesia e prosa 2007), "Entre as Águas" (contos 2011), “A linguagem dos Pássaros” (poesia Editora Patuá 2014), “Vozes & Recortes” (contos Editora Penalux 2015), “A licitude dos olhos” (contos Editora Penalux 2016). Participa de várias antologias no Brasil e Exterior em diversas mídias.


Grata Carmo Vasconcelos e Henrique L. Ramalho de Lisboa, PT, por mais essa belíssima edição.Abraços transatlânticos.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Publicação de meus poemas na DiVersos - Poesia e Tradução - de Portugal para o Mundo

Da boa nova recebida em Março de 2017:
Fundada em 1996, a "DiVersos - Poesia e Tradução" completou 20 anos em 2016. Foram publicadas as edições 24 e 25 para marcar esses tempos pela "Edições Sempre em Pé" de Portugal, sob a coordenação do editor José Carlos Marques e Equipe.
Honrada e agradecida pela inclusão de meus poemas na edição 25 que encerra a evocação do vigésimo aniversário de criação da grandiosa "Diversos- Poesia e Tradução" (publicação que já conta com vinte idiomas)- uma das mais completas recolhas literárias que tive a oportunidade de conhecer.
Contato para aquisição de exemplares: 
contato@sempreempe.pt
www.sempreempe.pt 

Gratidão imensa à Edições Sempre-em-Pé e à Equipe. 


Nessa comemorativa Edição da "DiVeros - Poesia e Tradução"-, houve a participação de três poetas brasileiros. Eu inclusa! Deveras animador isso! No mínimo. Numa das fotos que postei, pode-se ver os tantos idiomas que já constaram da "DiVersos- Poesia e Tradução". E são muitos. É uma das Publicações Literárias mais completas que já tive oportunidade de conhecer. 
 

terça-feira, 14 de março de 2017

Panorama das Artes Visuais de Cascavel


Convido a todos(as) a prestigiarem essa Mostra, que conta com a participação de 81 artistas, eu inclusa com duas obras.. A Abertura é hoje, 13 de Março às 19:30 horas. Gratidão aos integrantes da Semuc- Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, pelo empenho e organização.

A exposição prossegue até o dia 26 de abril. Visitem. Prestigiem os artistas da Casa.
Agradeço imensamente e parabenizo a todos que tornaram esse evento possível. Haja Arte! Haja Vida!

Uma publicação transatlântica de meu trabalho literário

Honrada e agradecida ao António Carlos Ferreira Vitorino, por essa bela edição, com participantes de vários países, um presente inesquecível. Debaixo do Bulcão
Para leitura basta acessar o link abaixo. 
Estou na página 6, com o conto "O Homem invisível" do livro "A licitude dos olhos" contos, Editora Penalux 2016

ANTOLOGIA LOGOS/FÉNIX ESPECIAL DE MARÇO 2017 - MULHERES PELA PAZ (AUGSBURG/ALEMANHA)




DIA 8 DE MARÇO - DIA DA MULHER - ANTOLOGIA LOGOS/FÉNIX ESPECIAL DE MARÇO 2017 - MULHERES PELA PAZ
(AUGSBURG/ALEMANHA) - COM 315 PARTICIPANTES

Para ler cada minúcia, há mulheres lutando dia após dia, há poemas e pinturas, há vida!

Gratidão Carmo Vasconcelos e Henrique L. Ramalho. Parabéns pelo vosso valoroso trabalho. Bem-haja!


Estou nas páginas: 09 - 21 - 28 - 36 - 46 - 50 - 57 - 62 - 68 como Artista Plástica, e, na pagina 66, como Escritora.



http://www.carmovasconcelos-fenix.org/LOGOS/PAZ-2016/PAZ-2016.htm 









PORQUE SOMOS A ANTECIPAÇÃO DOS BERÇOS

Tere Tavares


Quando o céu se tinge e tange o silêncio e o Sol chove no horizonte.
Subtraem-se as misérias. Salientam-se as consciências.
Divinizam-se as esperanças.
Ascendem-se mãos sem escusas.

Desculpas ao pássaro velho e ao velho pássaro.
O céu é anônimo ainda que navegado com suas asas.
Isso não o reduz. Rediz-lhe somente o quanto há de farrapos por recolher.

Somamos na feminilidade as dobraduras do ar.
Como um livro que nos lê às escuras.
Transborda-nos um sorriso que enseja uma haste de imensa paz.
[Para o ser basta a folha]

E nós, florescimentos que são Terra sempre, transmutamos em hino o lamento.
Cultivamos um colorir de olhares insubmissos.
Um recolher-se na árvore mansa mesmo que em solo estrangeiro.
Com a lisa ilusão de que nem tudo é ilusão ou voos com falhas.
Fazemos do que nos habita nosso próprio meio de tráfego no Mundo.

Porque sabemos a ventres.
Porque somos Mulheres.

Tere Tavares
Cascavel - Paraná - Brasil
meusoutros.blogspot.com.br


Tere Tavares, escritora e artista plástica, radicada em Cascavel, PR, Brasil, autora de seis livros publicados "Flor Essência" (poesia 2004), "Meus Outros" (poesia e prosa 2007), "Entre as Águas" (contos 2011), “A linguagem dos Pássaros” (poesia Editora Patuá 2014), “Vozes & Recortes” (contos Editora Penalux 2015), “A licitude dos olhos” (contos Editora Penalux 2016). Participa de várias antologias no Brasil e Exterior em diversas mídias.

segunda-feira, 13 de março de 2017

COLECTÂNEA DE ARTE NA FÉNIX - PINTURA DE TERE TAVARES

 "FENIXColectânea de Arte

Prezada Autora e Prezados Leitores,
para visualizarem correctamente e na íntegra todas as páginas desta Colectânea de Arte clique:


Para iniciar a visualização clique a partir das páginas em sequência:

http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Escritores/TERE-ARTE/TERE_TAVARES-01.htm


MINIBIOGRAFIA

Tere Tavares, escritora e artista plástica, radicada em Cascavel, PR, Brasil, autora de seis livros publicados "Flor Essência" (poesia 2004), "Meus Outros" (poesia e prosa 2007), "Entre as Águas" (contos 2011), “A linguagem dos Pássaros” (poesia Editora Patuá 2014), “Vozes & Recortes” (contos Editora Penalux 2015), “A licitude dos olhos” (contos Editora Penalux 2016). Participa de várias antologias no Brasil e Exterior. Tem poemas/textos publicados em diversas revistas, jornais e sites literários. É colaborada do Blog Dardo. Integra a Academia Cascavelense de Letras. Nas Artes Plásticas, desde tenra idade iniciou sua incursão. Autodidata, Tere Tavares apresenta técnicas e temáticas diversas, estilos e tendências abrangentes. Há intervalos entre uma e outra obra. Próprios de quem, medindo as possibilidades, executa e exercita o seu dom inesgotavelmente, no grande amor que lhe dita a Arte, como existência Plena. Edita o seu blog: m-eusoutros.blogspot.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/tere.tavares.1

Colectànea de Prosa em:  

NOTA DA AUTORA
O que vem a ser a Arte em minha Vida

“Se escutar uma voz dentro de você dizendo 'Você não é um pintor', então pinte sem parar, de todos os modos possíveis, e aquela voz será silenciada”. Vincent Van Gogh.


Diria que, pela Arte, caminhei desde os passos primeiros. Desenhos a carvão de lenha sobre ásperas tábuas. Desenhos a espinhos sobre folhas de laranjeiras. Desenhos a grafite, A giz de cera, A cinza, A Terra. A pincel. A espátula. A mão. Usando qualquer material que desse em formas, qualquer superfície que contivesse a Criação que me partia do imaginário ao subconsciente, do consciente ao desconhecido, da paisagem concebida na memória à execução no que ditassem as possibilidades.


A Vida me brindou com reservas. Por vezes muito Severas. Da iniciação aos intervalos pelas proposituras do que se convencionou chamar Destino. Talvez. O lugar não foi planejado. Senão profundamente cultivado e esperado. Posto à prática ao devagar das circunstâncias.

Autodidaxia pura. Experimentos Infindáveis. Tempo após Tempo. Um pouco a cada vez. Diferente. Diferentíssimo. A Arte não me veio pelas veias da Academia, das Galerias ou das confluências mercadológicas. Senão do meu gosto pela pintura sem amarras. Insistência e Espera. Observação. Vocação. Dom. Não saberia identificar no meu Ser mais Profundo o que me guia pela Via em que vejo a Magnitude da Arte. Que me dá luz e me nutre como fonte inesgotável de Plenitude. Que me lê a Alma. Que me transporta e me transforma e me transmuta e me transpassa. Que me exercita o espírito permitindo-me explosões de criatividade. 

A arte, assim como o Amor, é um desejo de Eternidade.

Não me denomino Pintora. Sou uma Mulher que mistura cor e coração. Como fonte de autoconsciência, ressignificação, prazer, contínuo exercício e aprendizado. Escrevo telas. Pinto palavras. Não me defino. Minha biografia é as minhas obras. Que esses trabalhos possam ser Olhares. 




quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Participação na 24ª Antologia "LOGOS" - JANEIRO 2017, da FÉNIX.

Minha participação na
24ª Antologia "LOGOS" - JANEIRO 2017, da FÉNIX, que apresenta, nessa edição, um total de 310 participantes, de 16 países. Segundo Carmo Vasconcelos, LOGOS pode ser visto como o "MOTIVO" de todas as coisas, sendo a causa que explica o anseio existencial humano tão discutido pela filosofia. 
Gratidão aos editores  Carmo Vasconcelos e Henrique L. Ramalho, e parabéns por mais essa edição. O vosso trabalho enobrece a Literatura Mundial.


A MANHÃ


Tela de Tere Tavares

Flores Difusas -2016 - 30x21 cm- técnica mista

As doze estações, nenhum sinal de outro ser por perto, os dias, e o feriado. A indivisibilidade era tudo o que cercava aquelas montanhas, aquele espaço inclemente. Eugenia sempre gostou e admirou o menino, do fundo d’alma. Era um homem, entretanto, que ela enxergava sob o chapéu de cores cruciais: Arthur. O afastamento não é próprio do humano. “Nossos olhos convergem. Sem tergiversação. Sem evasivas nem divisas. Somos espalhados, dispersos como espelhos em nosso des-olhar. Por vezes é bom não ver – as coisas visíveis são as que mais tropeçam”, dizia-lhe Eugenia, friamente.
Eles eram como flocos de inassiduidade dispostos lado a lado à procura de maiores satisfações, como hastes que ascendiam unicamente por saberem-se na mansuetude de algo incontrolável. “Arthur, acaso imaginas os cálculos cáusticos, perdidos nas subtrações que se contorcem nas contas dos rosários? Não é preciso livrar-se do que nos livra.”
Eugenia emergia daquelas absorções e, como um arum, se fendia, feria as paisagens, sem auferir se sangrava ou não. Ela abraçava o mundo. De cima, onde é sempre bom saltar. Porque nem o céu lhe era limite Faltava-lhe algo – talvez a felicidade. Tudo parte algum dia. Ir embora. Esse destino chega para tudo e para todos. Como cores que se desgarram do zelo e pintam o desconhecimento com toda a intensidade.
“As cores falam a verdade. A verdade é colorida. A verdade é "a noite estrelada". Vou rever todo o arsenal de montanhas com que se carregam os teus objetivos. Que eu acato sem escusas. Quando a falha é sede e sanidade. Vem Arthur, que já desabrocham os mananciais, e a beleza suspira profundamente – tudo acontece e se prolifera no grassar dos gestos que nos preenchem”.
Ele a escutava e lhe dizia: “Eugenia, veio-me à mente o caule amolecido que, à passagem da ventania, apenas enverga-se e a deixa passar, com toda a mixórdia que ela traz nas entranhas; esse caule não se fere, porque escorre com sabedoria. Cá de meu invólucro sinto que o resto é a mesma parte, contexto, um inteiro desmedido. Não há restos quando ninguém sobra; o resto é um mendigo sem fome [o que fazer com o resto?] Eu te diria que a divisão é o que preocupa. Doa-te inteira meu amor. Hoje o universo nos cobre com bondade. Sublima-nos a vida com toda sua beleza. Muito ou pouco, partir ou ficar, o que preferes Eugenia?”.
“Arthur, só o que me é dado, nem demais nem de menos. O que é suportável e transportável. Das travessias que percorro há, por dentro, um derramamento, um quase apocalipse, a vulnerabilidade um tanto etérea para mim. Sou tudo o que faço e o que me faz. “Torna-te amigo da lâmina para não lamentares o corte” aconselham-me. Embora as interpretações estejam um tanto desfiguradas, e a perda da humildade, do ser humilde, se reduza numa identidade desconhecida e não tenha senão as fluências imaginativas, construtoras de um espaço multifacetado, eu divago esperando alcançar o ente verdadeiro – que conhecemos todos das legiões. Fecho os olhos e ainda assim os vejo. Ou sinto-os. Ainda não sei bem, movimento-me num surf de emblemas e mantras, sutras e salmos. Aventuro-me calada e contrita. Provo por que me agrada. Haja calor para dizer-me o que fazer desse oráculo irreparável que teima em não secar".
Eugênia reportou-se à infância que não excluía da sua carga de leveduras. “A lua mais linda que já li é ali, junto à fome que se estende num prato não degustado, porque de prata e só prata no fundo. Não, o tempo é como um rol de fatias que, mesmo assim é inteiro. Não há que esperar a hora maior para insuflar-se do que há entre pele e ossos, memória e mente. A visão, no topo, tem novo nome, o valor liberto, tátil e sonoro Arthur”.
Ela aguardou por outra incursão em sua benéfica e reiterada história, entranhada cruelmente no seu anseio por um sono ininterrupto, aveludado pela paz do que não havia vivido ainda. Eugênia sentia o estertor sem feitios que se entranhava irrecuperavelmente nas veias ébrias da noite, como se a morte não fosse morte e se instalasse na sua fronte para causar-lhe medo. “Não vejo na morte o castigo. Mas a missão cumprida”.
Na ânsia pelo decorrer dos dias, Arthur perdia-se no que havia sido e não tinha vindo dele, sequer sonhado. Nenhuma divindade o protegia da exatidão da sua retrospectiva inacabada, quase vil, diante do mundo onde qualquer movimento seria inútil. Suas histórias que, só numa semiconsciência elaborava, davam-lhe a certeza de que fora diferente do que consentia. Via-se como um arvoredo a verter seiva incessantemente, pensava, passado aquele torpor inevitável e inconcluso, a matéria revisada e impossível de restaurar – não houvera a falha senão o descuido que nenhuma metafísica de causas primeiras ou últimas poderia reverter ou resgatar do abismo do qual não há retorno, exceto noutro mundo que fosse recriado, e criado sem ele. Arthur se enterraria num pântano como um fruto raso e sem sabor, cuja claridade escurecera e sabia não estar mais em si, pois que não mais àquela dimensão pertencia.

Tere Tavares
Cascavel - Paraná - Brasil
Tere Tavares, escritora e artista plástica, radicada em Cascavel, PR, Brasil, autora de seis livros publicados "Flor Essência" (poesia 2004), "Meus Outros" (poesia e prosa 2007), "Entre as Águas" (contos 2011), “A linguagem dos Pássaros” (poesia Editora Patuá 2014), “Vozes & Recortes” (contos Editora Penalux 2015), “A licitude dos olhos” (contos Editora Penalux 2016). Participa de várias antologias no Brasil e Exterior. Tem poemas/textos publicados em diversas revistas e jornais literários. É colaborada do Blog Dardo. Integra a Academia Cascavelense de Letras. Edita o blog: meusoutros.blogspot.com.br

http://www.carmovasconcelos-fenix.org/LOGOS/L24/LOGOS24-Jan2017-58.htm