sábado, 27 de maio de 2017

Conto publicado na Antologia Logos Fenix de Maio 2017



COMO RENUNCIAR AO ESPETÁCULO
Por Tere Tavares



“Eu tenho uma surpresa para você. Não posso contar-te agora. Aguarde até amanhã”. Dizia-lhe o rio que sustentava uma pequena embarcação, de mastro curvo, exato para o tamanho daquela criatura oculta na vela, na formulação evasiva das águas.

Felícia viu-se rindo de quando não lhe foi possível aprofundar-se, de quando o exílio a visitou. Como não reparar num destino tão distinto? Ela correu para ganhar alguns minutos com os lírios, camélias e açucenas. As borboletas e as joaninhas. As salvínias nos canais. Os ninhos nas árvores frias, dormidas, sonhadas.

Embora as controvertidas investidas do “não faça isso” ou “faça aquilo” Felícia partiu. E da sua tempestiva decisão nasceu-lhe também a germinação inigualável. Sua mínima felicidade. Prosseguiu levando-se, por vezes, arrastando-se sobre o que a fazia viver, superando-se diante da contínua obrigação de eriçar plumas. Tinha para isso as ferramentas e os atalhos – crucialidades que lhe eram fornecidas sem nenhuma facilidade, como pausas a durar por séculos, embora se perfilassem como apoios para que Felícia pudesse, com a habilidade das águias, tornar mais leve o que lhe acontecia.
“O amanhã se faz hoje, então eu te revelo alguma coisa. Aprimorar o método Felícia. Polir o espírito. Enfrentar os erros, sucessivamente. Formar teu próprio rio menina. Refletir, Felícia. Descobrir. Descobrir”.

Tudo se passava entre o pensamento dela e a subversão pretérita. Inclinada sobre o fio da consciência, Felícia não atinava se o rosto que aflorava disforme, devido ao remoinhar das águas, era o que lhe cabia. Ela via o tempo – ele igualmente um rosto estranho e refluente – como uma invenção, uma rocha repleta de rachaduras e reentrâncias ignoradas, porém, tinha certeza de que o contava e o queria mais extenso, mesmo que para sofrer e enfrentar, outra vez, os enovelados rumos que se iam decepando à sua frente, em fixações amorfas, capturadas por uma visibilidade abstraída [e pela vigilância dessas visões algumas histórias compunham rostos e, posteriormente, máscaras, insignificâncias e rodeios] como se pudesse, com os próprios dentes, deter as interrupções, a singularidade.

Disse-lhe o rio numa segunda oportunidade: “Pois que torceste as chaves com distração quando deverias ter usado a prudência. Porque é preciso estar atento infinitamente Felícia, porque é preciso dar cores às cinzas – porque D-eus”.
Ela olha. O sorriso preso nos olhos. Não o permite a quem lhe estende a profundidade abissal. Sequer estende a mão aos que, de alguma forma, socorreu. Resta-lhe o ardil das lobas que, ilegítimas, retornam às tocas, vomitam a salvação aos seus sucessores, e, a seguir, ascendem, decepadas, numa ausência de coerência explicada somente pelos ossos à mostra, ao final de tudo.

Tere Tavares
Cascavel - Paraná - Brasil

Tere Tavares, escritora e artista plástica, radicada em Cascavel, PR, Brasil, autora de seis livros publicados "Flor Essência" (poesia 2004), "Meus Outros" (poesia e prosa 2007), "Entre as Águas" (contos 2011), “A linguagem dos Pássaros” (poesia Editora Patuá 2014), “Vozes & Recortes” (contos Editora Penalux 2015), “A licitude dos olhos” (contos Editora Penalux 2016). Participa de várias antologias no Brasil e Exterior em diversas mídias.


Grata Carmo Vasconcelos e Henrique L. Ramalho de Lisboa, PT, por mais essa belíssima edição.Abraços transatlânticos.

Nenhum comentário: