terça-feira, 8 de setembro de 2020

Resenha do livro 'Folhas dos dias' de Tere Tavares

Resenha sobre o livro 'Folhas dos dias' de Tere Tavares

Em ‘Folhas dos Dias’ Tere Tavares surpreende inclusive a mim, que há tempos acompanho com certa assiduidade o que vem a público de sua lavra em livro ou em seu blog ou alhures. 

"... o que tu vês és tu. O que tu lês és tu. O que tu sentes és tu. E sou eu. E nós ".

Só desse pequeno extrato haveria muito o que dizer. Em suma, é sua arte que aqui se põe a descrever esse intercâmbio de almas entre a autora e seu leitorado com tal explicitude que, repito, me surpreendo ao perceber que é isso mesmo, sim, mas como ela o diz bem. Ficou lindo. Que síntese! Uma instância autoral do que pouco mais adiante ela mesma chama de "...magia artística da enormidade chamada literatura".

A presente obra deixa entrever um pouco de sua interessante cosmovisão que percorre nosso momento histórico atual com esse olhar a um só tempo compreensivo e indignado, tudo sem extremos. No tom. 

Seu olhar de pintora busca aqui o detalhe mais miúdo, ali toma a distância adequada que permita uma visão de conjunto. Ora são as condições meteorológicas em sua região, ora a lamentável situação social e política do momento brasileiro, que com treinado senso de composição ela representa num mosaico textual de ótimo estilo.

A condição feminina tem, naturalmente, seu lugar de honra na presente obra nas passagens onde é diretamente referida e ainda aí com impressionantes equilíbrio e sobriedade. 

Em ‘Folhas dos Dias’ a bem sortida palheta literária de Tere Tavares traz inclusive mais um requinte: o da expressão poliglota, com trechos em italiano, em espanhol ou inglês casualmente se alternam, engastados no conjunto. Até umas rápidas pinceladas de latim. Biscoito muito fino, tudo.

Boa leitura.

João Batista Esteves Alves

Escritor, poeta e tradutor

 

Um comentário:

João Esteves disse...

Que bom rever esse meu ensaio de resenha aqui, Tere !
A escrita chega a certos requintes de estilo só alcançáveis com longa experiência acumulada. Essa você indiscutivelmente possui.
A percepção e apreciação desses requintes por parte de quem lê também envolve certa experiência, que seu leitorado tem, igualmente.
Todo o sucesso para esta obra.