terça-feira, 19 de abril de 2022

Fortunas críticas de um texto do livro Diário dos Inícios - de Tere Tavares

O texto que posto aqui, foi escrito em 2020, publicado no Museu da Língua Portuguesa em Outubro de 2020 e no livro "Diário dos inícios", Metanoia Editora, Selo Mundo Contemporâneo Edições, 2021, autora Tere Tavares.

Nas arquiteturas do tempo, nada é definitivo. Nem mesmo a morte.
Vigio o ar que me espera lá fora. Onde tudo é ameaça, desespero, angústia. Ultrapasso as horas, as extremas demoras. Permaneço movendo-me na sacralidade, na meditação cadenciada e inclemente. Leio, escrevo para reordenar a fala e silenciar o receio. A pergunta é um até quando. Que dia, que noite trará a frieza do ir-se ou a tepidez de um ninho para continuar vivendo?
Saio de casa somente para o estritamente necessário, com os aparatos de defesa, se é que isso é possível. Vejo pessoas amedrontadas, suspeitosas, como se fosse anormal encorajar-se a pôr os pés na rua. Resisto. Minha intenção em ver como tudo isso está afetando a cada um, ao Mundo, me faz persistir. Não me renderei, exceto que Deus me recolha. A minha trégua será sempre a Arte – nunca perder a linha que tece os sonhos. Prosseguir, sem olhar para trás. Só assim valerá a pena ter nascido e estar nessa Terra.
Original publicado no Museu da Língua Portuguesa,
Projeto :"A PALAVRA NO AGORA".




https://noagora.museudalinguaportuguesa.org.br/tere-tavares-4/
 


Fortuna critica de Ornella Dina Mariani, Itália

Marinella Dina
Il tuo è un bellissimo, lirico, messaggio di RESISTENZA cara Tere, il mondo è in preda alla paura. Leggo con sgomento i dati delle vittime giornaliere, da te in Brasile è un parossismo. Abbraccio forte a tutti perchè ne usciate vivi, più agguerriti di prima. Anche dopo la ripresa fisica ci sarà bisogno della ripresa psicologica e come dici bene tu, Tere, l'Arte è salvifica. Basiamo la vita sull'amore, l'Arte e la filosofia. Gli unici modi per vivere degnamente. l'Arte di vivere.

Fortuna crítica de Carlos Ricardo Soares, PT
Carlos Ricardo Soares
Houve um tempo em que a arte era a minha possibilidade de admirar a forma que a acção humana dava aos pensamentos, aos sentimentos, aos sentidos e à falta deles. Depois vi nisso a minha possibilidade de me revelar e depois ainda vi nessa possibilidade um modo de ser e de estar num universo de linguagens em que a maior parte daquilo que é significativo está traduzido. Fosse para entender os outros, fosse para me fazer entender, ainda que aos amigos imaginários, a arte era e continua a ser insubstituível, tanto ou mais do que o braile será para os cegos.

Fortuna crítica de Faty M Caetano, SP
Faty M Caetano
Lembrou Lispector, densidade poética literalmente escrita com coração ...arte é vida e você cara Tere Tavares , possui dons das maravilhas da escrita e da pintura, bem haja, paz e luz, com Deus e em Deus!

Fortuna crítica de Patrícia Claudine Hoffmann, SC
Patrícia Claudine Hoffmann
Que forte e bela publicação! Tua palavra nos adentra pelos poros. Da alma. Um beijo! Arte sempre! Gratidão!

Fortuna crítica de Francisco da Cunha e Silva Filho, RJ
Francisco Da Cunha
QUE ASSIM SEJA, QUERIDA ESCRITORA TERE TAVARES. É EXATAMENTE NESSAS REFLEXÕES OPORTUNAS AO MOMENTO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO QUE A VOZ DE UMA ESCRITORA SE TORNA MAIS PREMENTE. TODO ESCRITOR É, DE ALGUMA FORMA, UM COMPROMETIDO COM O ESTADO SOCIAL E POLÍTICO EM ESCALA ATÉ MUNDIAL. O QUE V. DIZ E BEM NESTE TEXTO PUBLICADO NO "MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA" É UMA IMAGEM SUBJETIVA (PORQUE LITERRÁIA) E OBJETEIVA (PORQUE É UM CONSTATAÇÃO REAL) - POR QUE NÃO AMBAS? DE UM MAL-ESTAR QUE OS QUE ESCREVEM CRIADORAMENTE SENTEM MAIS PROFUNDAMENTE NA PELE, NA VIDA, NO ESPÍRITO OU NA ESFERA FILOSÓFICA. RESISTIR É O LEMA DO ESCRITOR DIANTE DAS PERVERSIDADES QUE, DIA A DIA, VIVENCIAMOS EM NOSSO PAÍS E PELO MUNDO AFORA. A SUA PALAVRA, TERE, TEM SIGNFICANTE E SIGNFICADO. É UMA PALAVRA INTEIRIÇA: RESUMO DO MUNDO E DAS IDEIAS.

______________________________________________________

Deixo tributada minha gratidão a esses(as) queridos(as) leitores(as), que, num dia a dia repleto de afazeres, me honram com suas leituras e feedbacks. Um fraterno abraço a vós. 

Nenhum comentário: