segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Duo




Duo


Não um passo, um pássaro
Que se apaixona pela paixão
E quer, seja deus ou homem,
Saber mais do que simplesmente aparenta.
Não o ar, o arrepio.
Pele que não se repele.
Não um aviso, um vazio.
Quadros subscritos na decorrência fria do tempo.
Sou descoberta e verto o sangue branco da minha não presença.
Enquanto infalível é a flecha
A mover-se como asa refletida em nuvens e rodopios invisíveis.

Comprei papel para desenhar e na minha mão interrompeu-se um horizonte.
Nesse cárcere a que chamam de corpo a alma sem braços se dispersa.
O zunir da janela revela a desenvoltura dos telhados
O movimento se abranda no bradar dos ventos, se refugia
[nas frestas das ondas.

Já não ouço os pensamentos.
Beijo em tudo a saudade dos filhos e da casa.
Transformo palavras em lírios, moldadas à água de uma
[fonte infinita – abrigam-se em mim, ao viés do meu corpo
[ como halos a rescindir o sol que se esparrama sobre um núcleo de arbustos estelares,
[que jamais deixarão de ter-me
                      [– ramos de ternura, voz que me dá silêncios.

Do livro "A Linguagem dos Pássaros" Tere Tavares (poesia 2014 Editora Patuá, SP)
Foto da autora Tere Tavares

Nenhum comentário: