segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Fortuna crítica para textos e artes de Tere Tavares

 Pinturas

O lugar uma pequena praia, a hora o final da tarde, o personagem o mesmo – muitos e ninguém, todos e nenhum – imaginários de um mundo, de presenças ausentes.
E um veneno me cobre o corpo. Outra vez a dor dá a certeza de que isso não mata. Então eu vivo pelo que precisa de mim, porque adivinho o que se passa na minha cabeça. Eu prometo não prometer nada senão cumprir a promessa de não prometer.
Juro, a minha jura é verdadeira. Juro a verdade pela sua raridade. Choro pela florescência que aflora perto de mim, e pelos gestos que se perdem no mundo e não brilham sobre as pessoas e sobre o mundo. Eu choro pela galáxia suspensa na axila de uma política ruim de um político mau que nem se importa se vou estar aqui amanhã ou se a desconhecida não sabe que a conheço e falo com ela. Eu falo de coisas grandes de pessoas pequeninas que jamais perdem a graça; os prismas de uma grandeza de um pequeno hoje, que pode ou não se repetir.
E por isso atendi os pincéis naquele plano. Então pintei a esperança no sorriso daquela mulher de vestido branco. E suas mãos finas escondi sob a cabeleira que se derramava sobre os ombros corajosos. Eu lhe dei um tom mais branco no rosto e proclamei a transparência da sua felicidade. Eu lhe dei uma casa com telhas novas e vasos de cerâmica no jardim. Eu lhe dei um par de olhos e uma boca de meio-sorriso imitando a Mona Lisa.
E suas belas formas estão refletidas em tudo o que é da sua natureza. Apesar do meio-sorriso, ninguém imagina uma inteligência fora do comum por trás do carmim daqueles lábios e o fulgor daquele olhar. Nem triunfos, nem menos valia. Eu a pintei apesar de tudo. Eu lhe dei as nuvens claras e o sol iluminado. Eu lhe dei o céu mais bonito que pude ver.
Outro dia, quando for novamente amanhã, lembrará de ontem e de hoje de uma forma tão particular que nada se parecerá com algo que tenha sido somente um tempo ido.
do livro "Meus Outros" (2007) By Tere Tavares

"Flor de Maio" -OST- 50x60 2007
By Tere Tavares

Carlos Emílio Corrêa Lima (In memoriam)

Seu conto “A Viagem” , de seu livro "A licitude dos olhos" é uma revolução narrativa, estrutural, imagética, algo realmente extraordinariamente inesperado em nossa literatura brasileira. Tê-la como escritora nesse país é um privilégio cultural, estético, de larga indução, amiga Tere Tavares.


José Maria Alves Nunes
Com o esmero e competência característicos.

Marie France Bonnefoy
Magnifique portrait bonne journée mon amie.

Antonio De Jesus Anjes
Ela pincela com a fluência que os outros verbalizam os seus sentimentos. Porém, nem todos conseguem dizer o que ela diz nas pinceladas de diferentes matizes. Outro dia, olhando em seus olhos, vi bem no fundo da sua alma, pincéis e caracteres brincando de contar histórias que só ela e uns poucos privilegiados amigos seus conseguem ver e entender. Azuis dizem da sua paixão pelas ondas do mar. O branco, dos embates entre a força das águas e a dureza das rochas teimosas das águas rasas dos costões onde ela costuma passear, pés descalços. As ondas, enciumadas, apagam as suas pegadas na areia. Já a sua alma, tem a profundeza das paragens abissais, onde ela se reserva para tricotar contos e poemas de rara beleza. E, em silêncio, coleciona uma a uma as suas deliciosas conchinhas literárias e as telas sobre o seu tema recorrente: as belezas do mar.

Francisco Da Cunha
Trecho de um livro que me parece lidar com a reconhecida matéria poética de sua ficção . A linguagem é tudo que, em primeiro lugar, sinaliza a ficção de Tere Tavares. E, na narrativa, instantes há de poeticidade com crítica social. Combinar beleza de formas de linguagem artística e plasticidade com alusão à má política me parece uma função literária de alta relevância ao papel de um escritor em qualquer parte. Uma observação: o quadro de pintura é belíssimo e cheio de vivacidade de espírito. Parabéns.

Giovanni Francomacaro
Bellissimo...Questa vota un'ottima traduzione, da brividi. La Piccola Venere si colloca fra cielo e terra, e pare accogliere, ma nello stesso tempo respingere lo sguardo. Essa ha il pudore e la meraviglia dell'adolescenza, che ogni donna porta con sé per tutta la vita, anche se divenire grandi significa crescere nel dolore.

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Abaixo, fortuna crítica do conto "Live the life" do livro Destinos desdobrados, prosa, 2021, Penalux. By Tere Tavares

Maravillosa Tere Tavares:
..."para a claridade do sentir." 

Dorotea Duval Son palabras tan extraordinarias en su simpleza que solamente un alma de poeta y visionaria puede expresar su significado. Querida amiga, me han llegado al corazón y en este momento son como un oráculo precioso. Gracias al Universo que te ha dado tanta luz y la generosidad para darlo a todos que te aman.

Dorotea Duval  La hermosa lengua portuguesa puede registrar matices de una finura infinita y Tere Tavares es una sacerdotisa de ese rito maravilloso: "la claridad del sentimiento" resulta un logro maravilloso del ser humano pleno y completo, un equilibrio perfecto ente la razón y la emoción, un don de los ángeles.. Una frase como esta justifica cien años de oír estupideces vacías. Adoro a Tere Tavares, un sol, una luna, un Universo, un tesoro...es como amanecer con La Luz que nace, con el canto sabio de los pájaros, con el olor sanador del bosque y del mar, con un fuego sagrado en el corazón.

E, abaixo , mais algumas manifestações de Dorotea Duval, sobre escritas e pinturas:

Dorotea Duval Mi querida amiga Tere Tavares, en tus palabras, en tus imágenes pintadas, en tus fotografías... en todo lo que haces hay siempre un "ainda mais", un algo más iluminado por la presencia de tu inmenso Espíritu. Creo que todo lo que haces y dices no es sino la manifestación de Algo Superior que necesita ser expresado para que lo tomemos en este estado en el que estamos. Eres un Ser de Luz. MARAVILLOSA reina de las palabras y del cariño inmenso a la sabiduría perfecta. Tere Tavares, Es un don de Dios: hermosa, inteligente, humilde, talentosa... Una verdadera maravilla que nos colma de amor con las palabras y las imágenes nacidas de su alma. Es un honor conocerla.

Dorotea Duval, perfil do facebook, de uma mulher extraordinária, cidadã do mundo, plena, de espírito livre, engrandecendo a todos com sua existência. Ela se descreve(ia) assim: Dorotea Duval. Nacida en Detroit en 1927, de padres españoles. Viví en Francia y España. Actualmente vivo en Riano, Lazio, Italia.
Tem ainda um perfil dela aqui: 
https://www.instagram.com/rosasdeinvierno/



terça-feira, 16 de agosto de 2022

Um presente para as minhas artes ou Fortuna Crítica


Arte: Teresa- pintura digital - 2019 - By Tere Tavares

"Devo dire che gente come Tere Tavares crea a cada momento un mondo migliore, con la parola e la sua imagen... Tere Tavares, fa un mondo per noi, diverso, quel mondo che noi non pensiamo ma che vediamo nel nostro sogno. Quello é, per me il vero artista. Tere non fa lavori artistici per vendere o per farsi un ego. Tere Tavares crea un mondo nuovo per una umanità nuova. Su arte é sacro".

"O que sería decirte, querida amiga es que tus dibujos y pinturas tanto esta de las auraicarias, --que tienen también la dulzura de unas flores de anís y que juegan con la escala-- y la anterior, la joven que hiciste con bolígrafo, conservan ambas la presencia de tu gesto y se puede leer en el dibujo la danza de tu mano sobre el papel, fijando la imagen que tu sentimiento y emoción convierten en algo material. Vemos la idea emocionada tomar cuerpo, encarnarse. Y eso es como un pequeño milagro que resulta inmenso. Pura poesía donde se juntan las artes de la danza, la pintura, el gesto... Un punto donde en Universo converge en un puro amor. Un abrazo del corazón".

Que una mujer de una cultura tan completa no haya perdido la frescura de su palabra ni de su trazo, que haya conservado la naturalidad más encantadora y que la humildad sea su verdad más acabada hace que conocer a Tere Tavares sea una maravillosa oportunidad de la vida. Creo que tú eres una persona que ha construido un mundo interior de gran riqueza, armonía, Amor Universal... Y esa LUZ sale por los poros, esa luz se irradia... En tu pintura, preciosa y pura, sin ninguna pretensión (¿Tienen pretensiones las Flores? No, tienen una finalidad. Y tus pinturas tienen la finalidad de comunicar la belleza simple de un mundo que no siempre se ve. Tere Tavares, no tengo dudas de que es una trabajadora de la luz y la belleza, una artista especial, un talento único".

Caminhos de araucárias - ost. 2012

Mulher com livros - caneta esferográfica- 2015

O que seria dizer-te, querida amiga é que os teus desenhos e pinturas tanto esta das auraucárias, -- Que têm também a doçura de uma flor de anis e que jogam com a escala -- e a anterior, a jovem que fizeste com Caneta, conservam ambas a presença de seu gesto e pode ler-se no desenho a dança de sua mão sobre o papel, ajustando a imagem que seu sentimento e emoção convertem em algo material. Vemos a ideia animada de tomar corpo, encarnar-se... e isso é como um pequeno milagre que é imenso. Pura poesia onde se juntam as artes da dança, a pintura, o gesto... um ponto onde no Universo converge em um puro amor. Um abraço do coração.

By Dorotea Duval: Dorotea Duval, um perfil do facebook, de uma mulher extraordinária, cidadã do mundo, plena, de espírito livre, engrandecendo a todos com sua existência. Ela se descreve(ia) assim: Dorotea Duval. Nacida en Detroit en 1927, de padres españoles. Viví en Francia y España. Actualmente vivo en Riano, Lazio, Italia.
Tem ainda um perfil aqui: 
https://www.instagram.com/rosasdeinvierno/

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E a minha querida artista e amiga Ornella Dina Mariani, da itália, diz:
Marinella Dina. "L'arte è un punto di contatto unico e irripetibile. Il tuo modo di dipingere il corpo femminile parla di amore per il corpo, il nostro corpo femminile, così bello e così armonioso. La tua è una ricerca dell'armonia, che si esplica in tutti i dipinti che fai. Che siano fiori o corpi femminili è sempre della bellezza che si parla e di quello che suscita in chi la guarda: ammirazione. Ognuno ha un'ottica diversa ma il punto è sempre quella: la grazia, l'armonia, la bellezza. Dicono salveranno il mondo. Io lo credo. Grazie di avere pensato per la condivisione. E' per me un privilegio". "A arte é um ponto de contato único e único. A tua maneira de pintar o corpo feminino fala de amor pelo corpo, o nosso corpo feminino, tão lindo e tão harmonioso. A sua é uma busca da harmonia, que se explora em todas as pinturas que você faz. Que sejam flores ou corpos femininos é sempre da beleza que se fala e do que suscita em quem a olha: admiração. Cada um tem uma ótica diferente, mas o ponto é sempre: a graça, a harmonia, a beleza. Dizem que vão salvar o mundo. Acho que sim. Obrigado por pensar e compartilhar. É para mim um privilégio".

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E, a minha querida amiga e artista imensa, Raquel Gallego, da Argentina, e a doce amiga Maria Lucia Periotto, brasileira, endossam: Raquel Gallego
Feliz día, Tere, maravilloso recibir palabras tan elogiosas de Dorotea...tu talento enorme las merece.
Si no supiéramos de tu sensibilidad, de tu talento literario y pictórico y de tu amor por la naturaleza lo adivinariamos por tu foto, por tu bella y serena sonrisa. Gracias.
Maria Lúcia Periotto
Che sia in letteratura o in pittura, ha la perfezione di chi fa ció che ama.
                                                             ***

E o leitor e amigo, mestre das letras, brasileiro, Francisco da Cunha e Silva Filho, afirma:
O QUE IMPRESSIONISTICAMENTE VEJO PRIMEIRO NESSA EVA SÃOS OS OLHOS DELA, A VIVACIDADE, UM BRILHO COMO SE ESTIVESSE QUERENDO NOS DIZER ALGUMA COISA COM O OLHAR. OS OLHOS FALAM PARA QUEM OS VÊ COM CUIDADO, COM VONTADE DE NELES PENETRAR E REVELAR-LHE OS SEGREDOS E MISTÉRIOS DE UMA BELA MULHER. AH, QUANTO O OLHAR DIZ DO TODO!  A MINHA ADMIRAÇÃO PELO QUE FAZ EM AMBAS AS ARTES: A DA ESCRITA PROSA/POESIA, E A DO PINCEL E TELA UNIDOS À IMAGINAÇÃO DA AUTORA /ARTISTA. PARABÉNS DE NOVO. 

Francisco Da Cunha
ANTIGO, PORÉM, BELO E SUGESTIVO. NÃO É PRECISO ENTEDER TUDO EM ARTE DE DESENHO, DE PINTURA, DE ESCULTURA. O QUE É PRECISO É APRECIAR-LHE O CONJUNTO, O ARTEFATO. O QUE É NECESSÁRIO É LANÇAR OS OLHOS PARA AS LINHAS E AS FIGURAS AINDA QUE, COMO EM MÚSICA, NÃO ATINEMOS COM O SENTIDO GRÁFICO-VISUAL-TEMÁTICO. QUE É SÍMBOLO E, POR ISSO, MAIS INTUÍDO PELO LEIGO DO QUE COMREENDIDO. NEM TODA BELEZA É CONSTRUÍDA PARA SER ENTENDIDA E SIM PARA SER HAURIDA COMO FORMA DE ARTE.

               Arabesco, (um tanto antigo) grafite e creiom, 2004, Tere Tavares


O amigo Giovanni Francomacaro, da Itália, me diz: 

Giovanni Francomacaro
Un artista è come un Vagabondo: non troverà mai un posto dove fermarsi, perché lui sa che la bellezza non è un comodo rifugio dove fermarsi sazi e al calduccio; la bellezza è come una farfalla, leggiadra e inafferrabile, oppure come una ragazza dagli occhi ballerini, che mentre ti manda un bacio, è già fra le braccia di un nuovo amore. La bellezza è sempre un nuovo giorno, un nuovo sguardo, un nuovo viaggio, e non c'è freddo, timore della notte, che possa fermare un vagabondo, e impedirgli di vedere una nuova alba in un nuovo mondo.
                                                   ***

E essas palavras vieram da amiga, Rosiris Inglese, brasileira e poeta:

Do que nasce no azul - aquarela -2017
 

Rosiris Inglese
Que linda e criativa essa pintura! Quantos olhares! Quanta vida camuflada na natureza! Mãos que buscam agarrar o barqueiro e seus passageiros. Olhares sensuais, de ira ou de atenção. Um rosto de mulher ou apenas o verde se transformando e incorporando o lado sombra do ser humano ou seria o inverso? Talvez o lado sombra da natureza captando o humano? Essa obra nos convida a uma viagem .

                          ****
Gratidão, eterna, pelos olhares e incentivos, leituras e ecos. PS. As obras comentadas são essas: A bailarina, Caminhos de araucárias, Eva,
A mulher que sonha com o mar

A Bailarina - arte digital - 2017

A Mulher que sonha com o mar - aquarela -2019

                                                    Eva - aquarela - 2015

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Uma resenha do livro DESTINOS DESDOBRADOS de Tere Tavares pelo escritor Chico Lopes

 


Chico Lopes 


"QUANDO LEIO OS LIVROS DE TERE TAVARES...
...eu o faço sempre com um lápis ou caneta disponível para assinalar trechos que me agradam e outros que me parecem lampejos de verdades nem sempre codificáveis na primeira leitura. A autora vem se esmerando tanto na escrita quanto em suas pinturas (geralmente nas capas de seus livros) e isso pode ser constatado nesse novo DESTINOS DESDOBRADOS, pela editora Penalux.
A prosa de Tere me agrada porque não é exatamente narrativa, embora às vezes possa ter linearidade. Sente-se nela uma liberdade de dizer e sentir que nos lembra que a Literatura não precisa ficar estanque na classificação de gêneros. Essa prosa é poética, herdeira ainda que indireta de "Temporada no inferno", o clássico de Rimbaud poeta e de outro poeta que não fugiu da prosa, o Baudelaire "flaneur" por Paris.
Diz ela: "Escrevo, seja qual for a estação, porque sou uma eterna enamorada por palavras. Algo de mágico exala-se da paciência que não sei ter. Não se trata de pressa, mas de uma espécie de urgência na mente, a travessia do espanto que me exila da assoberbada lonjura do tempo, da injúria que tenta subtrair o Sol do meu rosto e, inglória, abate-se antes de atingir-me. Enfrento o terror da estrada coberta de perigos, o pasmo ante o silêncio sombrio da morte, o desmoronamento; é tão profundo mergulhar na alma que me reformula como se argila novíssima." Certamente, vemos aqui o mesmo lirismo desenfreado, a perplexidade existencial constante, de uma Clarice Lispector em "Um sopro de vida".
Compreendo bem Tere porque, além de pintor como ela, tenho escrito livros, como "Abraço dos cegos" em 2018 e agora, 2022, "Coração disperso", que se recusam a ficar classificados como prosa de ficção ou como um gênero previsível. Tere com frequência lembra o amor pela cor, além do amor pela palavra, em seus livros. "Movo-me, ave acolhida e cerzida pelo céu cinza-azul-bronze".

Por suas cores e suas palavras, eis um livro que recomendo.
"O amor é rebelde dentro da própria mansidão, é um pacto tácito com o transcendente, um sucumbir em resplandecências. Independe da vida, seja qual for a sua tragédia". (Página 17). Chico Lopes, em 04 de agosto de 2022




domingo, 17 de julho de 2022

OS MAIS BELOS POEMAS DA LITERATURA PARANAENSE ATUAL

PERMITO-ME APRESENTAR UMA SELEÇÃO QUE FIZ DOS MAIS BELOS POEMAS DA LITERATURA PARANAENSE ATUAL.

ESTRANHO
Seus relógios cujas têmporas já não são o que foram,
e ainda estão ali, pluviais,
ligadas pelos ossos irredutíveis do tempo,
esse mistério, arca insigne que o acolhe.
Sílaba a silaba,
o raiar de uma página sobre a saliva do peito
a soletrar e escorregar por dentro
a tentativa de uma visão maior que um olhar.
As narinas das tintas esperando o dedilhar dos pomares,
dardejando ocultamente, numa ternura que o chamará de pássaro ou dragão.
que por fim se fará, sendo a sua própria naturalidade obstinada, circunscrita num acervo recluso – acordar miseravelmente numa palavra que ainda tem memória e insônia, sentir o choro e guardá-lo numa poça perene – a laringe.
TERE TAVARES, insigne Poetisa, em seu poema “ESTRANHO”, nos encanta com as suas belas metáforas.

George Abrão em 19 de julho de 2022

Poema do livro "A linguagem dos pássaros" Editora Patuá, 2014 - Tere Tavares

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Texto de Tere Tavares com Fortuna Crítica

 


Aníbal
Quando a doce loucura de recolher-se o cinge, Aníbal vê-se navegando entre as páginas – fere-as com letras. Os joelhos dobrados: “na centralidade arrisco-me e escrevo ao gosto do que aprecio. Se me ocorrer a subtração desse direito, não haverá grandiosidade e a escrita sairá às avessas – o que poderá conferir-lhe uma beleza trivial, nunca uma beleza grandiosa. O branco, que é toda cor, deve fluir como flauta e como flecha”. Ele não entende nada de física nem de química. De imediato pensa naquele órgão submerso em seu mapa vascular, o não lugar e suas acústicas infalíveis, imaginando-se no infinito que o duplica, aplacados os olhos, como lenços imaturos que o fazem mergulhar continuamente. Porque os pequenos detalhes, normalmente, não são para todos os escribas.
É nesses momentos de harpa que Aníbal segura, no ânimo, a fisionomia inigualável de Rosália. Lembra-a sempre que atende ao seu chamado, no dia quente e imprevisto, ela, radiante num vestido de flores miúdas sobre um fundo negro, ou com outro vestido amarelo cádmio [assemelhado aos alucinantes matizes de Van Gogh], ambos de seda, escorregando nas sinuosidades do ambiente que, de algum modo, imagina eternizar, não querendo esperar como há de ser o que não pode ser. Dizer a ela que lhe arde a negação e, talvez, não decante nunca a retrospectiva que, dia a dia, fracassa na complexidade impensada e não prevista, até que se dissolva a música que não lhe sopra outro nome, outra grafia que não a de Rosália – brotação e bulbo. “Sinto-me um mero transeunte do Tempo –acho o Tempo uma invenção; chamaram a esse vácuo desconhecido de Tempo assim como chamaram Deus ao resto do vácuo que restou. Eu resisto a tudo. Menos à amada que, infelizmente, não é minha”.
Aníbal não perde de ver-se, mesmo depois de um longo e imotivado intervalo. Nada faz com que desmorone a construção que fez de Rosália. [não recorda qual foi o inaugural elemento de que se serviu para isso; e isso não o perturba, nem lhe importa]. Rosália ser-lhe-á, por toda a vida, a alma diurna e feliz de que jamais se apartará por sentir-se inteiramente composto dentro dela.
do livro 'A licitude dos olhos' Editora Penalux/2016/SP

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Fortuna Crítica

Stefania Rossi
Bellissimo connubio tra scritto e dipinto. I miei 
complimenti
 Tere.

Francisco da Cunha
Uma ficção na qual o que mais se salienta são as camadas subterrâneas da mente, do espírito ou de outro nome que o valha. A narrativa fundamente humana é impregnada do sopro poético. Poesia e ficção se confundem numa unidade formal-expressional. O estados da psique dos personagens lembram por vezes a estesia do Poético. Quase se poderia afirmar que a narrativa se nutre da tensão poética, do ritmo, da diafaneidade, da vaguidão onde o lugar por excelência se vai instalar na atmosfera indefinida dos estados d'alma. Na ficção de Tere Tavares, narrativa e poesia se dão as mãos. São indissociáveis e se dirigem aos páramos da própria interioridade da linguagem - centro por excelência da criação de mundos e formas da Realidade imaginada e convincente: desnudamento e sonhos.

Guida Luis
Simplesmente lindo, amiguinha Tere, um texto pleno de requinte, de belíssimos adjetivos e todas as palavras de uma intensidade fascinante! O meu grande aplauso amiguinha Tere, amei este excerto.

Marinella Dina

Eccomi. Come sempre incantata dai tuoi scritti. Ma quanta profondità!!! Tutta una serie infinita di metafore, di sensazioni, di rimandi filosofici. Insomma. Non è solo un racconto di un racconto ma è un uragano che vortica attorno a Annibale e Rosalia e ognuno di noi si ritrova in questi due perchè chi non ha mai pensato ." Mi sento come un semplice passante del tempo - trovo il tempo un'invenzione; chiamarono questo vuoto sconosciuto di tempo proprio come chiamarono Dio il resto del vuoto rimasto. Io resisto a tutto Meno l'amata che purtroppo non è mia ".E allora ecco che Annibale si fa vivo, reale davanti a noi e Rosalia eterea, irraggiungibile, Musa sua irraggiungibile. Non si distingue più prosa dalla poesia. Perchè quando la prosa è poetica è la prosa AL MEGLIO.

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Os meus profundos agradecimentos a esses leitores e leitoras.