segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Fortuna crítica para textos e artes de Tere Tavares

 Pinturas

O lugar uma pequena praia, a hora o final da tarde, o personagem o mesmo – muitos e ninguém, todos e nenhum – imaginários de um mundo, de presenças ausentes.
E um veneno me cobre o corpo. Outra vez a dor dá a certeza de que isso não mata. Então eu vivo pelo que precisa de mim, porque adivinho o que se passa na minha cabeça. Eu prometo não prometer nada senão cumprir a promessa de não prometer.
Juro, a minha jura é verdadeira. Juro a verdade pela sua raridade. Choro pela florescência que aflora perto de mim, e pelos gestos que se perdem no mundo e não brilham sobre as pessoas e sobre o mundo. Eu choro pela galáxia suspensa na axila de uma política ruim de um político mau que nem se importa se vou estar aqui amanhã ou se a desconhecida não sabe que a conheço e falo com ela. Eu falo de coisas grandes de pessoas pequeninas que jamais perdem a graça; os prismas de uma grandeza de um pequeno hoje, que pode ou não se repetir.
E por isso atendi os pincéis naquele plano. Então pintei a esperança no sorriso daquela mulher de vestido branco. E suas mãos finas escondi sob a cabeleira que se derramava sobre os ombros corajosos. Eu lhe dei um tom mais branco no rosto e proclamei a transparência da sua felicidade. Eu lhe dei uma casa com telhas novas e vasos de cerâmica no jardim. Eu lhe dei um par de olhos e uma boca de meio-sorriso imitando a Mona Lisa.
E suas belas formas estão refletidas em tudo o que é da sua natureza. Apesar do meio-sorriso, ninguém imagina uma inteligência fora do comum por trás do carmim daqueles lábios e o fulgor daquele olhar. Nem triunfos, nem menos valia. Eu a pintei apesar de tudo. Eu lhe dei as nuvens claras e o sol iluminado. Eu lhe dei o céu mais bonito que pude ver.
Outro dia, quando for novamente amanhã, lembrará de ontem e de hoje de uma forma tão particular que nada se parecerá com algo que tenha sido somente um tempo ido.
do livro "Meus Outros" (2007) By Tere Tavares

"Flor de Maio" -OST- 50x60 2007
By Tere Tavares

Carlos Emílio Corrêa Lima (In memoriam)

Seu conto “A Viagem” , de seu livro "A licitude dos olhos" é uma revolução narrativa, estrutural, imagética, algo realmente extraordinariamente inesperado em nossa literatura brasileira. Tê-la como escritora nesse país é um privilégio cultural, estético, de larga indução, amiga Tere Tavares.


José Maria Alves Nunes
Com o esmero e competência característicos.

Marie France Bonnefoy
Magnifique portrait bonne journée mon amie.

Antonio De Jesus Anjes
Ela pincela com a fluência que os outros verbalizam os seus sentimentos. Porém, nem todos conseguem dizer o que ela diz nas pinceladas de diferentes matizes. Outro dia, olhando em seus olhos, vi bem no fundo da sua alma, pincéis e caracteres brincando de contar histórias que só ela e uns poucos privilegiados amigos seus conseguem ver e entender. Azuis dizem da sua paixão pelas ondas do mar. O branco, dos embates entre a força das águas e a dureza das rochas teimosas das águas rasas dos costões onde ela costuma passear, pés descalços. As ondas, enciumadas, apagam as suas pegadas na areia. Já a sua alma, tem a profundeza das paragens abissais, onde ela se reserva para tricotar contos e poemas de rara beleza. E, em silêncio, coleciona uma a uma as suas deliciosas conchinhas literárias e as telas sobre o seu tema recorrente: as belezas do mar.

Francisco Da Cunha
Trecho de um livro que me parece lidar com a reconhecida matéria poética de sua ficção . A linguagem é tudo que, em primeiro lugar, sinaliza a ficção de Tere Tavares. E, na narrativa, instantes há de poeticidade com crítica social. Combinar beleza de formas de linguagem artística e plasticidade com alusão à má política me parece uma função literária de alta relevância ao papel de um escritor em qualquer parte. Uma observação: o quadro de pintura é belíssimo e cheio de vivacidade de espírito. Parabéns.

Giovanni Francomacaro
Bellissimo...Questa vota un'ottima traduzione, da brividi. La Piccola Venere si colloca fra cielo e terra, e pare accogliere, ma nello stesso tempo respingere lo sguardo. Essa ha il pudore e la meraviglia dell'adolescenza, che ogni donna porta con sé per tutta la vita, anche se divenire grandi significa crescere nel dolore.

*********

Abaixo, fortuna crítica do conto "Live the life" do livro Destinos desdobrados, prosa, 2021, Penalux. By Tere Tavares

Maravillosa Tere Tavares:
..."para a claridade do sentir." 

Dorotea Duval Son palabras tan extraordinarias en su simpleza que solamente un alma de poeta y visionaria puede expresar su significado. Querida amiga, me han llegado al corazón y en este momento son como un oráculo precioso. Gracias al Universo que te ha dado tanta luz y la generosidad para darlo a todos que te aman.

Dorotea Duval  La hermosa lengua portuguesa puede registrar matices de una finura infinita y Tere Tavares es una sacerdotisa de ese rito maravilloso: "la claridad del sentimiento" resulta un logro maravilloso del ser humano pleno y completo, un equilibrio perfecto ente la razón y la emoción, un don de los ángeles.. Una frase como esta justifica cien años de oír estupideces vacías. Adoro a Tere Tavares, un sol, una luna, un Universo, un tesoro...es como amanecer con La Luz que nace, con el canto sabio de los pájaros, con el olor sanador del bosque y del mar, con un fuego sagrado en el corazón.

E, abaixo , mais algumas manifestações de Dorotea Duval, sobre escritas e pinturas:

Dorotea Duval Mi querida amiga Tere Tavares, en tus palabras, en tus imágenes pintadas, en tus fotografías... en todo lo que haces hay siempre un "ainda mais", un algo más iluminado por la presencia de tu inmenso Espíritu. Creo que todo lo que haces y dices no es sino la manifestación de Algo Superior que necesita ser expresado para que lo tomemos en este estado en el que estamos. Eres un Ser de Luz. MARAVILLOSA reina de las palabras y del cariño inmenso a la sabiduría perfecta. Tere Tavares, Es un don de Dios: hermosa, inteligente, humilde, talentosa... Una verdadera maravilla que nos colma de amor con las palabras y las imágenes nacidas de su alma. Es un honor conocerla.

Dorotea Duval, perfil do facebook, de uma mulher extraordinária, cidadã do mundo, plena, de espírito livre, engrandecendo a todos com sua existência. Ela se descreve(ia) assim: Dorotea Duval. Nacida en Detroit en 1927, de padres españoles. Viví en Francia y España. Actualmente vivo en Riano, Lazio, Italia.
Tem ainda um perfil dela aqui: 
https://www.instagram.com/rosasdeinvierno/



Nenhum comentário: