sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Livro Campos errantes - de Tere Tavares


Meu livro "Campos Errantes"- Contos - Editora Penalux, publicado em Dezembro de 2018, continua me dando muitas alegrias e incentivo.
Hoje publico uma leitura que recebi de Francisco da Cunha e Silva Filho:
Campos Errantes
"Os contos me impressionaram muito por dois motivos: a linguagem de uma originalidade rara, e a forma de elaborar histórias sem praticamente enredo do tipo tradicional e linear. É um livro inovador e muito difícil, por conta do refinamento da linguagem que atordoa pela beleza poética e pelo vigor da dimensão de cunho ensaístico, mesclando harmoniosamente ficção, poesia, pensamento filosófico e elementos visíveis de artes afins. É uma obra de muito valor literário, mas com acesso a um nível sofisticado de leitores. Uma parcela muito considerável dos contos, ou senão em todos os contos se estrutura em cima de pensamentos e ideias de viés filosófico. O livro é recheado de citações explícitas e implícitas - formando uma cadeia poderosa de elementos intertextuais. Eu diria que seus contos, vistos pela linguagem em que foram urdidos me dão uma sensação, no seu todo ficcional, de estar lendo poesia da melhor qualidade. A sacada melhor para uma aproximação do entendimento de toda essa complexificcão narrativa seria pelo caminho conjugando os aportes estratégicos da hermenêutica e da filosofia. Toda a leitura das narrativas nele enfeixadas não poderia dispensar o concurso interdisciplinar dada a recorrente natureza opaca do seu texto. Pervade o texto inteiro sob o signo da metanarratividade. Ou seja, nāo se concebe a leitura dos textos sem uma atenção concentrada na trama da linguagem. Toda essa ficcionalidade se constrói tendo os recursos retóricos metalinguísticos e estilísticos numa proposta de literatura ficcional de rupturas de linearidades e simetrias datadas. Para entender sua ficcionalidade é necessário um pacto de captabilidade entre o repertório do leitor e a tentativa de resistir ao caráter da singularidade textual até que alguma cumplicidade possa ser lograda. Vontade tenho de examinar todas as virtualidades disponíveis a um exame rigoroso e com instrumental à altura da magnitude dessas narrativas perturbadoras intelectualmente falando.
Um abraço
e os
parabéns
preliminares a uma leitura que pretendo refazer mais tarde. Abraço, minha estima Tere Tavares".
Francisco da Cunha e Silva Filho
Pós-Doutor em Literatura Comparada (UFRJ). Doutor em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira, UFRJ). Mestre em Literatura Brasileira (UFRJ).
Francisco da Cunha
, toda minha gratidão pela tua leitura e teu olhar. Fraterno abraço.

Para aumentar minha alegria, recebi o comentário da escritora italiana Ornella Dina Mariani, sobre essa postagem que fiz no Facebbok, que vai transcrito abaixo:

Complimenti agli elaboratori di questa analisi della tua prosa, Tereche hanno colto la fragranza del tuo poetare. La tua prosa poetica è davvero colma di filosofia. Ma sono sempre stata convinta che la poesia sia filosofia di vita, che illumina il cammino, pur nascendo da altre fonti che la filosofia che è un ragionare sui perchè della vita. Danno risposte comunque complementari la poesia e la filosofia quasi a combinare un intreccio che forma una unità completa. Un universo intero! Sempre complimenti,Tere. Sai la mia ammirazione per te.

Como é belo receber palavras como essas, de pessoas especiais! Gratidão imensa.

Nenhum comentário: