terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Resenha ao livro Vozes & Recortes "FLUIDEZ E SENSIBILIDADE EM TERE TAVARES"

 



FLUIDEZ E SENSIBILIDADE EM TERE TAVARES

por Luiz Otávio Oliani*
"O tempo não se rende aos acontecimentos - não existe o tempo certo, senão a incerteza de tudo.”
Tere Tavares, p.35
No prefácio ao livro “Vozes & Recortes”, de Tere Tavares, Guarantiguetá, São Paulo, Penalux, 2015, o poeta e jornalista José Maria Alves Nunes, elenca a prosa da autora como "escrita refinada e instigante". Então, conclui que a contista usa um olhar muito particular, uma janela própria, através da qual escreve sobre o mundo, de forma íntima.
Trata-se de obra sem obviedades e sem verdades absolutas. Segundo o prefaciador, esta última característica é recorrente às obras dos grandes clássicos da literatura mundial.
Os contos de Tere Tavares são imagéticos, metáforas puras. Na abertura do livro, no texto inicial que é "Alma de papel e tinta", a poesia desponta quando "(...) tenho o direito de sonhar. (...) A realidade parece inacreditável", p.15.
Oderp sabia que "A sensatez é o arranhão mais espesso e menos distante da profundidade que a tudo ondeia e unge, "p.17, e que os "livros são como pássaros que (...) sonham vagar indefinidamente pelo céu, esquecidos de se curvarem",p.17.
Assim, a contista imprime poesia pura em seus textos.
Como escrever assim? Como levar metáforas, hipérboles prosopopeias, antíteses, metonímias à prosa, sem que se torne algo inadequado? Se escrever é um dom, Tere Tavares o possui, pois realiza tal tarefa magistralmente.
Geralmente, os contos de Tere Tavares não têm personagens explícitos, como se vê nas narrativas tradicionais. Vez ou outra, um substantivo próprio, uma menção, pois nessa narrativa as elucubrações ou são em primeira pessoa, ou ocorrem por conta de situações, fatos, pensamentos e reflexões.
Aproximada a um estilo de Clarice Lispector e Virgínia Woolf,
Em “Apenas", p.23, a voz que salta da prosa é de um pássaro a viver liberto, sem grades. Em prosa delicada e metafórica, diz que "(...) o tempo é como uma cálida rosa",p.24, e "(...) é preciso saber do solo antes de alcançar a amplitude absoluta do céu", p.24, são exemplos da verve metafórica da autora.
Ao lembrar um fragmento do poema Motivo, de Cecília Meireles, "Não sei se fico / ou passo", canta Tere:"Não diviso se sigo ou me divido. Sou um sol que nasceu no ocaso, na ebriedade de sentir-me leve como as pedras. Queria ser mel ou vinho para não perecer", na abertura do conto "Lentamente", página 49.
A contista humaniza uma personagem, transformando-a em metáforas puras, na página 53: "Maria é a leitura amorfa e diluída entre os muros, os murmúrios, os amores (...) Maria é a razão que não retrocede dos silêncios repercutidos consigo", entre outras passagens.
Desta forma, "Criar e se des-pertencer, sair da zona de conforto, ou de confronto, a formosura tola das coisas",p.83,no conto "Porque é bom ser alado", e é bom ler Tere Tavares.

*LUIZ OTÁVIO OLIANI cursou Letras e Direto. É professor e escritor. Em 2017, a convite de Mariza Sorriso, representou o Brasil no IV EPLP em Lisboa. Participa de mais de 200 livros coletivos. Consta em mais de 600 jornais, revistas e alternativos. Recebeu mais de 100 prêmios. Teve textos traduzidos para inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, holandês e chinês. Publicou 14 livros: 10 de poemas, 3 peças de teatro e o livro de contos “A vida sem disfarces”, Prêmio Nelson Rodrigues, UBE/RJ, 2019. Recebeu o título de “Melhor Autor Apperjiano 2019” pelo conjunto da obra. Em 2020, teve poema publicado nos Estados Unidos da América, na Carolina do Norte, em Chapel Hill, na coletânea internacional “VII Heron Clan”, a convite de Todd Irwin Marshall.

Nenhum comentário: