sábado, 19 de abril de 2025

Resenha do livro LUZ de Tere Tavares - Por Luciano Medes de Faria Filho

O texto como imagem em Tere Tavares

Por Luciano Mendes

Luciano Mendes De Faria Filho

 

Logo no segundo parágrafo de sua crônica "Eu te soube", do livro "Luz"(2024), Tere Tavares nos diz: "nem tudo cabe dentro do silêncio". Lendo o livro dela, a impressão que tive é que "nem tudo cabe dentro das palavras". Na obra, a palavra é, aquém e além de "Tudo", um instrumento da imagem (e da imaginação).

Nas sessenta pequenas crônicas que compõem a obra, que também pode ser lida como uma "prosa poética", Tere Tavares faz justiça à sua alma de artista plástica, inventora de cores, de realidades várias, e de brincante com as texturas do real. Estar diante dos seus textos é quase como estar contemplando um de seus "outros" quadros; é quase como estar "diante de uma imagem", para lembrar o feliz título do livro de Sandra Regina Ramalho e Oliveira (Letras Contemporâneas, 2010).

Diante do leitor, desfilam, desviam, desfiam, os vários elos que compõem, na cosmovisão quase animista da autora, o conjunto do universo. Das plantas, flores, pedras emanam tanta luz quanto dos astros celestes. Mas também os sentimos, as sensações, os juízos, os conceitos, resplandecem. São, como ela mesma menciona, fragmentos de luz. Para isso, muitas vezes organizadas em períodos curtos, as palavras mais evocam do que expõem; mais provocam do que explicam; mais tecem do que enovelam.

Tudo isto não me parece ser por acaso. Mas também não é cálculo calculado. As palavras no papel, na forma de textos, mais se assemelham, reitero, à disposição cuidadosa, mas nunca precisa, com que a artista lança as tintas na tela. Em camadas justapostas, mas que transparecem, vão formando uma imagem. Lê-las é um exercício de desconstrução/reconstrução permanente. Mas é, sobretudo, e antes de tudo, uma experiência de fruição estética, é um passeio em meio a instantes.


Luciano Mendes De Faria Filho

Licenciado em Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Educação (Área de História da Educação) pela universidade de São Paulo. É professor de História da Educação na UFMG e docente do programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da mesma universidade. É pesquisador bolsista da CNPq vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação.

 

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